Montado no Convento


Montado no Convento
O espaço do Claustro condiciona intencionalmente o deambular, mas paralelamente abre o olhar entre os quatro corredores. Pode ser uma boa metáfora da clausura que hoje condiciona o caminhar pela paisagem. A estrada rompe ortogonalmente o território e traz consigo as vedações, opressoras e limitadoras do percurso ecológico e orgânico.
Gosto de pensar uma exposição tomando a estrutura do espaço arquitectónico como parte do jogo. Aqui vamos aproveitar três corredores que pensei como, Espaço Nascente, Espaço Poente e o Espaço da Cidade. Conforme estão virados aos caprichos do sol ou a Montemor.
No Espaço Nascente geram-se ideias. É onde o Rui tem a maioria dos lugares de criação. Resolvi iniciar a exposição com o díptico “Chão possível” que explora e faz implodir o conceito das vedações. Evoca as clausuras exteriores que geram linhas orgânicas que, através da pintura, se libertaram da ortogonalidade imposta. Das fraquezas fazer a força.
No Espaço da Cidade proponho uma linguagem mais naturalista e directamente comunicante, uma antinomia entre o urbano e a floresta. Os quadros são janelas que evocam o Montado e a as suas estórias feitas de silêncio. As árvores sugerem movimentos e coreografias cristalizadas num tempo que é delas, não nosso! Estabelecem narrativas que convocam a pintura, tal como o diálogo que o Rui estabelece com a Cidade que o acolhe.
O Espaço Poente é a zona de repouso, de uma outra espécie de reflexão. Escolhi os “Remontados” por ser uma série mais introspectiva, de ritual, que evoca um tipo de religiosidade feminina que existe neste local. Local-Convento, Local-Alentejo. A Mãe-Natureza desde os Cromeleques até este dia, Hoje. Pedras e árvores que aprenderam a partilhar o Espaço e o Tempo.  
Mas o Espaço do Tempo é um lugar orgânico. Houve que repensar o grupo de trabalhos destinado ao Espaço Poente para o Foyer. Foi possível manter o grupo planificado inicialmente e acrescentar ainda mais dois trabalhos (desenhos) da Série Landscape Lines que vão fazer uma "força" de sobreposição com o único quadro/Remontado de grande formato que realizei desta série. É uma oportunidade para avaliar, em comportamento de exposição, o ponto de situação desta ideia. 
Manuel Casa Branca
2018.07

Sem comentários: