9ocre: Notícias - News

Pintura de Aurora de Sá

Paisagens mágicas na Galeria 9ocre

A Galeria 9ocre inaugurou uma exposição de pintura da autoria de Aurora de Sá intitulada “Amanhã” na tarde de sábado de 29 de Janeiro 2022.

Aurora de Sá é natural do Porto, distribuiu o seu percurso de vida entre Luanda, Porto e Arraiolos. Sendo uma pintora autodidacta e tendo por formação base a Biologia e a Geologia, o interesse e experimentação em artes visuais sempre foram uma constante na sua vida. A sua narrativa e experimentação são expressivas e se numa fase inicial, mais figurativa, a sua pintura é alicerçada na construção de paisagens de florestas mágicas carregadas de árvores e rochas que se firmam vagamente na sua raiz de formação científica, estas são gradualmente decompostas e distorcidas de maneira que, actualmente o seu percurso ganhou asas para experimentações compositivas praticamente abstractas onde perpassa esse cariz mágico-visual primordial. O gesto que formava/transformava as composições arbóreas e líticas em formas soltas de planos, cores e linhas; esse gesto é agora, nesta fase, parte integrante que organiza as manchas provocadas pela tinta derramada sobre a tela, antes da secagem. Esta dinâmica não é fácil e terá que ser muito imediata, mas resulta em efeitos visuais apelativos e que não deixam de evocar a presença da paisagem corporalizada em curvas de nível, mapas utópicos e fragmentos orgânicos remanescentes.

Breve Currículo

A autora tem apresentado trabalhos em diferentes exposições: ArtExpo Logout-Galeria Vaccarella-Roma (outubro 2015);cArtExpo-Galeria Crisolart-Barcelona (novembro 2015); Paisage-Galeria GimArt-Barcelona (janeiro 2016); Galeria Crearium-Huesca e  ExpoAlmaden (março 2016); Arraiolos’Arte-Arraiolos (abril 2016); Exposição “Floresta Azul”-Biblioteca Municipal de Beja (junho 2016); Nedev Gallery, Bulgária (julho 2017); Floresta Encantada-Galeria Geraldes da Silva (dezembro 2018); Conversas Fiadas-Galeria Geraldes da Silva (novembro 2021); Galeria Zeller-Arte Contemporânea-Porto (em permanência). Colaborou com a editora tree Book como ilustradora do volume de poesia , Haikai: 40 poemas à Terra e à Àgua em 2016.

Esta mostra irá estar patente ao público nos sábados seguintes, das 16 às 18, até 26 de Fevereiro. A galeria 9ocre situa-se no número 9 do Largo Professor Banha de Andrade.

Manuel Casa Branca








Sem comentários: